A escritora Noemi Jaffe lança livro nos Estados Unidos

A escritora Noemi Jaffe lança livro nos Estados Unidos

A finalista da nona edição do Prêmio São Paulo de Literatura, a escritora Noemi Jaffe vai lançar o livro O que os cegos estão sonhando? nos Estados Unidos. A obra, lançada no Brasil em 2012, remonta as histórias familiares durante a Segunda Guerra Mundial e tem como fio condutor um diário de uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz.

Veja a sinopse —->

Em abril de 1945, cerca de um ano após ser presa pelos nazistas e enviada como prisioneira para Auschwitz, Lili Jaffe (cujo nome de solteira era Lili Stern) foi salva pela Cruz Vermelha e levada à Suécia. Lá, ela anotou num diário os principais acontecimentos por que havia passado: a captura pelos alemães, o cotidiano no campo, as transferências para outros locais de trabalho, mas também a experiência da libertação, a saudade dos pais e a redescoberta da feminilidade.

Esse diário — hoje depositado no Museu do Holocausto em Jerusalém e que, traduzido diretamente do sérvio, tem aqui a sua primeira publicação mundial — foi o ponto de partida para este livro absolutamente incomum, escrito e organizado por Noemi Jaffe. Em O que os cegos estão sonhando?, há três gerações de mulheres da mesma família que se debruçam sobre o horror de Auschwitz, no impulso — tão imprescindível quanto vão — de, como observa Jeanne Marie Gagnebin, tecer um agasalho “contra a brutalidade do real”.

Noemi Jaffe é escritora, professora e crítica literária. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), mantém o blog Quando nada está acontecendo e atua como crítica na Folha de S. Paulo. É jurada do Prêmio Oceanos, um dos mais importantes do país. Escreveu, entre outros, os livros A verdadeira história do alfabeto, vencedor do prêmio Brasília de Literatura de 2014 e Írisz: as orquídeas, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura no ano passado. O que os cegos estão sonhando? foi originalmente publicado no Brasil pela Editora 34 e editado nos Estados Unidos pela Deep Vellum.